Perguntas Frequentes

A Cerimônia de Colação de Grau é a mais importante de uma faculdade, pois representa a conclusão de anos de trabalhos acadêmicos de professores e estudantes. É um ato oficial e deve ser conduzido pelo Cerimonial Parceiro da Instituição, já que exige protocolo especial. Na Cerimônia Oficial de OUTORGA DE GRAU, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta. A solenidade pode acontecer de acordo com cursos específicos – 1curso por dia ou vários cursos em um mesmo dia. E claro, em um momento tão especial, a Making Of Formaturas, faz questão de trazer toda a emoção que esta ocasião solicita. Fazer parte deste momento, é para nós, motivo de honra e orgulho!

Para fazer a adesão basta acessar o site www.makingformaturas.com.br menu “Portal do Formando” e clicar em “Cadastro” e prosseguir.
Em seguida, aparecerá a página de preenchimento dos dados, selecione a forma de pagamento, leia e concorde com o termo de adesão. Pronto…. Parabéns, já poderá fazer parte da família de formandos da Making Of Formaturas!

O setor de planejamento junto com a comissão de formatura da instituição onde você estuda, fazem visitas técnicas para melhor atender as necessidades dos formandos. O local da colação nunca é determinado única e exclusivamente pela empresa, esta escolha está atrelada ao número de formandos aderidos e quantidade de convidados (público).

 1-Ter o aluno concluído todos os créditos do seu curso, estando academicamente apto, segundo registros da Secretaria Geral da IES.
2 -Ter sua documentação completa na Secretaria.
3- Ter seu nome incluído na relação dos alunos aptos para a colação de grau.
Portanto, a Making Of Formaturas, não decide quem participa ou não. Apenas a IES tem essa autoridade.

A colação solene é realizada com vestimenta tradicional (beca) e na presença de paraninfo, orador e homenageados, em um local escolhido pela IES. A data e horário da cerimônia são definidas em conjunto com a comissão de formatura da IES, e repassadas aos formandos.
Para que sua colação de grau seja inesquecível, a Making Of formaturas, organiza e executa todos os itens necessários para o bom andamento da solenidade e são eles: Local, Decoração, Cenografia, Sonorização, Iluminação, Equipe de Fotografia Especializada, Becário, Coordenador de eventos, Recepcionistas, Seguranças, Painéis fotográficos, cadeira Magna para fotos, entre outros….
Além disso, tem detalhes que não tem custo, mas para nós tem muito valor: —Trazer até vocês o nosso sorriso, nossa torcida por cada formando e aquela vontade enorme de te fazer feliz! Sabe aquele dia inesquecível? Se prepare para ele…

Não existe uma obrigatoriedade específica. Porém, trata-se de um evento social. Portanto, tênis e bermudas são proibidos. A sugestão da Making Of formaturas, é traje preto tanto para os homens quanto para as mulheres. Vestido de renda é uma opção que sempre dá certo! A gravata na cor da faixa do seu curso, também é ponto positivo.
Às personalidades participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da Faculdade, é aconselhável o uso de terno, para os homens, e traje social, para as mulheres.

No campo Portal do Formando ou em Cadastro, o formando deverá preencher os dados solicitados e assim, já estará fazendo a reserva da beca. É importante colocar sua altura e o manequim da calça que utiliza (Ex38/40/42/44)
Caso estiver gestante, informe o período gestacional que estará na época da colação. Neste caso, uma beca especial, será enviada.
E você, já se imaginou como ficará lindo(a) de beca? #sonhe #imagine.

A colação de grau é um ato acadêmico e oficial. Para a realização do mesmo, muitos custos estão envolvidos. Em parceria com as instituições de ensino, a Making Of Formaturas, consegue viabilizar o processo, oferecendo taxas com valores bem oportunos. Desta forma, oportuniza a todos os formandos da graduação participar do ato solene de colação de grau, sem os valores cobrados por empresas particulares de Formatura. O valor cobrado, depende de vários fatores, como número de formandos, local, entre outros. Assim, ao fazer o cadastro e colocar sua instituição de ensino, o valor da taxa irá aparecer na sua tela.

O número de convites depende do número total de formandos, definido somente fechamento de listagem dos alunos participantes. Como habitualmente as solenidades são realizadas em Teatros , são em média, 06 a 08 convites por formando, incluindo crianças maiores de 3 anos. O Formando não precisa de convite. O convite restringe à entrada somente ao auditório e não às demais dependências do Teatro.

Os formandos devem chegar ao local da solenidade com 02 horas de antecedência do início da mesma, para receber as orientações finais, vestir a beca e tirar as fotografias. Se produza, se prepare e venha de coração aberto! Muitas emoções estarão te esperando!

As cerimônias da colação de grau tem início pontualmente no horário definido em Calendário, independentemente de quem esteja presente. Estão projetadas para durar aproximadamente, de 60 a 90 minutos, dependendo do número de formandos.
A gente fica até triste quando acaba… mas a melhor parte, fica guardada nos corações e no seu álbum de formaturas!.

Não será permitida outra empresa fotográfica, nem fotógrafo profissional, nem convidados subirem no palco. Assim como toda a estrutura estará pronta para receber nossos formandos, a equipe fotográfica também. Painéis Fotográficos serão montados em forma de circuito, cadeira magna estará à disposição da equipe e formandos e fotos serão feitas com os parentes e convidados também. Um lindo álbum fotográfico será produzido e disponibilizado para a sua aquisição após a sua formatura. A Making Of é uma empresa especializada em fotos para Formaturas.

Todo o processo de criação do álbum é personalizado. Você receberá as suas fotos, dispostas em lâminas fotográficas, com uma cobertura de laminação Bopp, o que resulta em qualidade e durabilidade. Após finalização de diagramação, impressão, laminação e acabamento, seu álbum estará pronto para ser levado com muito carinho até você, através de nossos consultores comerciais. Em média o álbum ficará pronto em 60 dias após a data de sua colação de grau e já poderá encantar à todos. Como complemento, também produzimos o pôster, porta retrato, caixa de proteção do álbum e um vídeo clip super legal. Queremos e fazemos questão de te encantar!

Se a colação de grau é um momento limpar, participar de um ato solene, é um momento mágico! Se liga aí nos atos, que você poderá participar:
Orador das turmas – Escreve e faz a leitura do discurso do Orador – 03 laudas no máximo, fonte Arial, tamanho 16/18
Juramentista – Faz a leitura do texto de juramento – média de 05 linhas.
Outorgantes de Grau – Recebe a imposição de grau, representando os demais formandos. Não tem fala, mas coordena o movimento de colocar o capelo na cabeça, aos demais formandos.
Bandeirantes – Responsável por levar a bandeira do Brasil até o centro do palco durante o Hino Nacional.
– Homenagens – Faz a entrega de placa de homenagens aos homenageados.
Para se candidatar, entre em contato com sua IES.
Seus familiares ficarão orgulhosos de te ver brilhando lá no palco! E nós também!!!

Juramentista de formatura? A palavra juramento tem origem do termo latino juramentu, é uma confirmação de uma promessa ou um fato, como prova da natureza vinculativa desse importante ato.
Para a realização do ato em sí, o Mestre de Cerimônias convidará o juramentista para ir até à tribuna e proferir o juramento em nome das turmas. Com o braço direito estendido, lê o juramento, enquanto os demais, de pé, também com o braço direito estendido, repetem o juramento. Para melhor desempenho da turma, a Making Of formaturas, disponibiliza cópias do juramento nas colações de grau. .
O momento do juramento solicita seriedade. Por isso, evite ao máximo fazer brincadeiras fora de hora e conversar com o colega do lado;
E você, mal pode esperar para esse momento chegar na sua formatura? Escreva para a gente nos comentários!

O orador da turma fala em nome dos formandos. É como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspirações da turma.
Se você foi escolhido para a honrosa tarefa de orador, não se preocupe! Separamos algumas dicas para fazer um discurso de formatura surpreendente.
Primeiramente lembre-se que a temática é a conclusão do curso e tudo que a envolve. Desafios e superações. Então…é hora de estruturar o discurso nos clássicos três atos textuais: abertura, desenvolvimento e conclusão.
• Abertura: é o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece com uma frase de impacto.
• Desenvolvimento: conte alguma história que impactou aaturma e exemplifique as situações. Lembre-se que sua colação poderá contemplar mais de um curso, e será necessário falar em nome de todos.
• Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais. Arremate com uma reflexão, a fim de emocionar os presentes.
O tempo do discurso é fator de grande importância. Falar demais dispersa o público. Portanto a dica é: 03 laudas no máximo, fonte arial, tamanho 16 a18. Ao ensaiar, cronometre suas falas e tente não passar de 04 a 05 minutos.
Um discurso impactante não é feito de palavras rebuscadas e seriedade. É o carisma do orador e a criatividade do texto que serão capazes de ganhar a admiração do público.
O importante é que seu discurso transmita naturalidade. Use a linguagem formal, mas sem excessos, mesclando momentos de descontração e seriedade.
Tente acrescentar um toque de humor com piadas íntimas ou expressões que indicam o companheirismo da turma. Isso tornará sua fala mais atraente e leve.
Lembre-se que esse é um momento de comemoração. Por mais que o discurso tenha um forte apelo emocional, não se esqueça que você precisa transmitir felicidade.
Anime-se com o discurso e deixe isso transparecer na sua voz. Misture volumes e tons de fala. Faça pausas para respirar e gerar mais impacto.
Tenha cuidado com a linguagem corporal. Uma boa postura e o contato visual fazem com que as pessoas absorvam melhor o que está sendo falado e sejam mais cativadas por você.
Tem alguma outra dica para montar um bom discurso de formatura? Compartilhe com a gente!

A Outorga de Grau é o ato oficial de caráter obrigatório, público e solene, pelo qual é conferido grau ao aluno que integralizou o currículo, ou seja, concluiu todas as disciplinas da grade curricular de determinado curso de graduação.
É um ato obrigatório para a conclusão do curso. No ato da outorga de grau será entregue o certificado de conclusão de curso.
Geralmente, a outorga de grau ocorre da seguinte maneira:
O Mestre de Cerimonias informa ao público a chegada deste grande momento e convida geralmente 2 formandos para dirigirem-se até a frente da mesa dirtiva. O Diretor outorgará o grau simbolicamente aos 2 formandos e faz os cumprimentos.

Após a outorga os formandos colocam o capelo na cabeça. O restante da turma repete o mesmo gesto.

Sua colação de grau está chegando e você se deparou com dois nomes pouco familiares: “Patrono” e “Paraninfo”, mas não faz ideia do que significa? Calma, nós vamos te explicar o que são e a importância deles na sua cerimônia de colação de grau.
O Paraninfo é o homenageado maior da cerimônia, mas nesse caso é aquele escolhido por ser próximo a turma. Se mulher será a Paraninfa. Geralmente é coordenador ou instrutor que acompanhou a trajetória dos alunos e orientou em algum momento da graduação. É o queridinho da galera que é eleito para ser homenageado, um título de honra atribuído a um profissional de destaque na área acadêmica. – É o único convidado com fala, portanto, é o paraninfo quem faz o discurso na colação de grau.
O patrono/ padrinho ou patronesse e madrinha, é uma personalidade admirada pelos formandos. Geralmente escolhido para ser homenageado por algum feito ou por defender alguma causa. Professores, funcionários ou alguém renomado na área de formação do seu curso. Não discursam.
Homenageados – São os professores e funcionários que estiveram mais próximos da turma de formandos. Esses são escolhidos por tem uma afinidade com os formandos, no entanto, eles não discursam, só participam da cerimonia e são convidados para outros eventos oficiais caso sejam realizados (como missa, formatura, entre outros). Podem ser escolhidos mais de um professor e funcionário homenageados, geralmente são quatro escolhidos pelos formandos.
O nome da turma pode ser em homenagem a alguma personalidade que seja querida pela turma, ou algum membro do corpo docente durante a jornada da graduação, esse profissional empresta o nome para apadrinha-los na cerimônia de colação de grau.

Caso você tenha parcelas vencidas de sua adesão ou material fotográfico e gostaria de regularizá-las, entre em contato conosco, das seguintes formas:
Mensagem pelo Whatsapp, localizada no canto direito da página do site.
Diretamente através do Portal do formando, localizado na parte superior do site.
Ou envie ainda um e-mail para: financeiro@makingformaturas.com.br
Neste e-mail coloque seu CPF e descreva qual é a forma de pagamento que lhe atenda atualmente.